INFORMAÇÕES E NOVIDADES

Blog & Vídeos

Dieta equilibrada

A relação entre uma dieta equilibrada e a saúde mental: descubra os benefícios de alimentos que favorecem essa união

Dieta equilibrada e saúde mental: os alimentos que escolhemos tem um impacto no nosso cérebro, na cognição e no nosso estado emocional.

Cada vez mais vemos pesquisas mostrando uma melhora na saúde mental com uma alimentação rica em verduras, legumes, frutas, proteínas e gorduras boas. Isso, pois uma dieta colorida, equilibrada e variada contribui para melhorar as funções cerebrais, os níveis de energia e a memória.

Dentre os nutrientes de uma dieta equilibrada que podem auxiliar na saúde mental temos: probióticos, triptofano, ômega 3, vitamina E, vitamina C, complexo B, vitamina D e magnésio.

Existe uma conexão bilateral entre o intestino e o Sistema Nervoso Central (SNC), conhecida como eixo intestino-cérebro, de modo que um influencia o outro.

Dessa forma, o nosso comportamento, bem como alterações de humor, depressão e ansiedade, estão relacionados a esses dois sistemas integrados. Por isso temos que ter atenção na nossa alimentação e buscar reduzir o consumo de industrializados, além de focar em uma dieta nutricionalmente equilibrada.

É fundamental orientá-los para que sigam uma alimentação mais saudável. Como? Eliminando os alimentados ultra processados e favorecendo aqueles com baixo teor de açúcar e gorduras trans(ruins).

Da mesma forma, indica-se o consumo de alimentos específicos que otimizem a saúde mental, listados a seguir:

  • Peixes que são ricos em ômega 3
  • Brócolis, fonte de vitamina k
  • Banana e cacau ricos em magnésio e no aminoácido triptofano que ajuda a aumentar a serotonina (neurotransmissor do bem estar) e consequentemente a melatonina; que ajudará num melhor relaxamento e sono reparador
  • Castanhas- possuem selênio, ômega 3, zinco e vitamina E
  • Oleo de coco rico em ácido laurico, auxilia na memória, cognição e concentração
  • Abacate, rico em gorduras monoinsaturadas, vitaminas B6 e B12
  • Carne vermelha, fonte ferro heme, aminoácidos essenciais e complexo B.

Estes alimentos devem ser priorizados pensando numa melhor performance cerebral. Além disso, com um bom acompanhamento nutricional, existem nutracêuticos que podem ser utilizados, após avaliação clínica e laboratorial do paciente.

Por fim, muito além de conhecer a si e buscar apoio na psicoterapia, uma rotina saudável, com a orientação de um nutricionista para uma boa alimentação, também é a base da prevenção.

Caso tenha ficado em dúvida de como a alimentação pode melhorar sua vida, inclusive sua autoestima, clique aqui e descubra tudo nesse texto que preparamos para você!

Dr.

Túlio Souza

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) com mais de 14 anos de experiência em preenchimentos definitivos. Aprendi sobre preenchimento com os criadores da técnica no mundo: Dr. Gottfried Lemperle e Almir Nacul. Minha missão é levar procedimentos sérios e seguros aos nossos pacientes, sejam eles estéticos ou reparadores.

Leia também

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer conteúdo personalizado. Ao continuar a utilizar nosso site, você concorda com nossa política de privacidade e uso de cookies.
Saiba Mais