O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, sendo encontrada nas cartilagens, nos músculos, na pele, nos ossos, nos tecidos e nos vasos sanguíneos.
Existem 3 tipos diferentes de colágeno e cada um deles é específico para uma certa área e determinada função no nosso corpo. O colágeno hidrolisado normalmente é encontrado em associação, como colágenos tipo I + tipo III ou colágenos tipo II + tipo III.
O colágeno tipo I é o mais abundante no corpo, sendo um componente importante na estrutura da pele, das unhas e dos cabelos.
Já o tipo III é o segundo mais abundante no corpo. Está presente em tecidos moles e é um componente importante, com a função de manter a integridade e fornecer a resistência da pele e dos músculos.
O colágeno tipo II é o terceiro mais abundante no corpo. É um componente importante para manter o fortalecimento, a flexibilidade, evitar o desgaste, reduzir a inflamação e as lesões na estrutura de articulações, cartilagens, ligamentos, ossos e tendões.
Desse modo, o colágeno é importante para promover a síntese de proteínas como a elastina, a fibrina e a queratina. Elas são responsáveis por prevenir o envelhecimento precoce, eliminar o ressecamento e manter a saúde da pele, do cabelo e das unhas. Além delas, o colágeno auxilia na produção dos aminoácidos como a creatina, responsável pela manutenção e o aumento da massa muscular.
O colágeno pode ser encontrado principalmente nos alimentos de origem animal como as carnes vermelhas ou as carnes brancas.
A produção e a absorção desse colágeno podem ser potencializadas através do consumo regular de alimentos ricos em:
- Selênio, presente nas leguminosas, nas oleaginosas e ovos
- Silício, presente na aveia e oleaginosas
- Zinco, presente nos legumes e oleaginosas
- Vitamina C presente nas frutas, legumes e verduras.
Dessa forma, a alimentação tem um papel fundamental no resultado positivo com a suplementação de colágeno em tratamentos estéticos. Isso pois os nutrientes encontrados nos alimentos são fundamentais para a produção e absorção do colágeno, promovendo mais resultados nos tratamentos de estética e emagrecimento com saúde.
Costuma-se iniciar a suplementação de colágeno após os 30 anos, tanto em mulheres como em homens. Porém, é necessário seguir as orientações do nutricionista que vai avaliar a necessidade e tempo de uso. Além disso, a suplementação diária exige um período de pelo menos 2 meses para que seja possível garantir os benefícios.
O colágeno hidrolisado pode ser suplementado com o uso de cápsulas ou sachês diariamente, indicado por profissionais médicos ou nutricionistas que atuam nas áreas de estética ou cosmética. Ele é fundamental em diferentes tratamentos para manter a elasticidade, firmeza e a hidratação da pele. Além disso, tem um papel de destaque na prevenção e no tratamento de rugas, linhas de expressão, estrias e flacidez.
No que diz respeito ao uso de Bioestimuladores e o PMMA, como ambos são produtos que estimulam a síntese, auxiliar com a ingesta adequada de alimentos chamados pró-colágeno é fundamental para resultados mais primorosos.
Afinal, de um lado você estará provocando o processo de neocolagênese, enquanto do outro estará fornecendo o insumo para a produção de mais colágeno em seu corpo.