A Bioplastia não para de evoluir ao longo do tempo. Nessa perspectiva, a ultrassonografia dermatológica é um marco e comprova o desfecho positivo ao se associar a Radiologia ao Preenchimento Definitivo.
Ambas especialidades se complementam muito em prol do sucesso do resultado estético e também da segurança do procedimento.
Afinal, o uso da imagem ultrassonográfica em preenchimentos proporciona uma série de facilidades e benefícios tanto ao médico injetor quanto à(ao) paciente.
A ultrassonografia dermatológica tem ganhado cada vez um espaço maior nos procedimentos guiados por ela. Proporciona uma visão completa e exata da área trabalhada, nesse caso preenchida por produto exógeno.
Com isso ela permite, por exemplo, que o produto seja implantado na camada desejada pelo médico e não mais superficial nem mais profundo. Assim, traz harmonia ao resultado final e não menos importante: mais segurança.
Além disso, a ultrassonografia garante que as áreas nobres como vasos e nervos sejam visualizadas e poupadas, evitando complicações como trauma dessa região.
E o que mais a Radiologia pode fazer pela Bioplastia?
Outros dois papéis muito importantes do exame de imagem em pacientes que realizarão Bioplastia são no exame prévio ao procedimento para pesquisa de preenchedores pré-existentes e também em casos em que ocorre alguma complicação (principalmente em preenchedores clandestinos) e a ultrassonografia é capaz de detalhar e auxiliar no planejamento terapêutico.
Sendo assim, além de todos os benefícios durante, antes e depois do procedimento o ultrassom conta com uma enorme facilidade de realização. Isso, claro, desde que com profissional especializado na área, trazendo inúmeras informações que podem alterar a conduta nessas etapas.
Já que o uso da imagem ecográfica permite uma conduta mais fiel à anatomia singular do paciente e com isso o refinamento da conduta do profissional de acordo com cada caso.
Isso posto, vejo a ultrassonografia, especialmente a dermatológica, como indispensável aliada à Bioplastia, trazendo benefícios de segurança ao médico e às(aos) pacientes, assim como melhores resultados estéticos e harmônicos.