A Bioplastia é uma escolha singular na vida da(o) paciente.
Quando aplicada para o preenchimento definitivo de glúteos, é preciso compreender que mais do que uma mera aplicação técnica, é o primor da relação médico-paciente em seu grau máximo que se faz presente, pois envolve, por vezes, a realização do sonho de alguém.
Isso traz a necessidade de individualizar o atendimento caso a caso, focalizando nos desejos e possibilidades que cada pessoa traz consigo, baseados em seu biotipo, expectativa e viabilidades de resultado.
A Bioplastia deve antes de mais nada ser democrática, acessível.
Com base nisso, escrevemos esse texto, para que você possa compreender melhor como a Bioplastia de glúteos pode ser adaptada para você.
Boa leitura!
DESCUBRA NA LEITURA DESSE TEXTO
- A individualidade do Preenchimento Definitivo
- Como a Bioplastia pode ser adaptada para cada paciente
- O que você não deve fazer ao decidir pela Bioplastia de glúteos
A individualidade do Preenchimento Definitivo
Primeiramente, uma pincelada rápida no conceito de Preenchimento Definitivo, caso você tenha caído de paraquedas nesse texto.
O Preenchimento Definitivo consiste na aplicação a nível intramuscular de PMMA-Polimetilmetacrilato, baseado no princípio volumétrico preconizado pela Bioplastia, que nada mais é do que o intuito de volumização real e permanente das áreas corporais.
Esse mecanismo acontece em função da estimulação de novo colágeno na região de inserção das microesferas de PMMA.
Caso você tenha interesse em saber mais a respeito, preparamos um texto completinho no blog, clique aqui e saiba mais!
Feita essa breve introdução, passemos agora para a temática dessa leitura.
O sociólogo Karl Adam já disse uma vez: “Cada ser humano é único, uma palavra de Deus que não mais se repete”.
De fato, na natureza, não existem nem duas plantas iguais, quiçá duas pessoas iguais. Partindo dessa analogia, é fácil perceber que cada um de nós somos seres dotados de vontades, visões, desejos e por óbvio, corpos singulares.
E com o Preenchimento Definitivo não é diferente.
Apesar de a técnica ser seguida sempre com o mesmo requinte e primazia que ela necessita, cada paciente atendida(o) é única(o), exigindo do médico foco e atenção total às demandas e possibilidades para aquela pessoa.
É preciso que o local e o profissional de escolha, além de cumprirem todos os requisitos do “check-list” pré-procedimento que já apontamos diversas vezes em nossos textos no blog, forneçam também um acolhimento e validação das necessidades de cada indivíduo que chega até a clínica.
Afinal, se estética é sim uma questão de saúde, o profissional deve buscar se aproximar o máximo possível (dentro das viabilidades e condições de segurança, obviamente) do que a(o)paciente almeja para si própria(o).
MAIS SOBRE O ASSUNTO
- PMMA no Glúteo: resultados possíveis
- Celulite: o que é, causas, como tratar e prevenir
- PMMA no Glúteo é seguro?
- Bioplastia de glúteo: o que é, indicações e cuidados
Como a Bioplastia de glúteos pode ser adaptada para cada paciente
Para começo de conversa, vamos refletir um pouco…
Primeiramente, gostaria de questioná-la(o): o que você entende por beleza?
Para refletirmos sobre o conceito de beleza e como ele pode influenciar nas suas expectativas quanto ao Preenchimento Definitivo, retomamos a concepção de belo na filosofia grega.
Os gregos entendiam que o equilíbrio das formas, pensado de uma maneira matemática, era sinônimo de perfeição e seria considerado algo esteticamente belo.
Com o passar da história humana, herdamos alguns aspectos da rigidez matemática do ideal grego, afinal, foram eles o berço da nossa civilização ocidental.
Contudo, há um fator bem importante na equação contemporânea do julgamento sobre o que é ou não é belo: a influência do viés social.
Se você observar bem, verá que vivemos em tempos de beleza quase “rígida”, com centros emissores de opinião falando sobre o que é belo/não belo, estando o conceito de beleza desviado para um certo “padrão”.
E isso não é novidade na história da humanidade.
Mas o que tudo isso tem a ver afinal com seu preenchimento definitivo/Bioplastia de glúteos?
O que importa aqui é o seguinte: não existe um resultado padronizado, uma “receita de bolo”, pois retomamos, cada caso é um caso, o que é um bumbum bonito para uma pessoa pode não ser para outra, por exemplo, apesar da tentativa de padronização da beleza corporal.
Dessa forma, você é capaz de decidir sobre seu próprio corpo, partindo de um alinhamento de expectativas individuais junto com seu médico de confiança.
Em segundo lugar, precisamos conversar sobre padrão de comparação!
Quantas vezes você já não escutou alguém falando coisas do tipo, “meu bumbum nunca ficará igual”, “será que vai ficar tão volumoso no meu caso”, “será que consigo chegar nesse resultado”, “meu problema é outro”, dentre tantas outras questões.
Bem, se cada corpo é único, cada resultado também.
Há pacientes que terão como foco um bumbum mais ou menos empinado, mais ou menos projetado, com uma correção maior ou menor de assimetrias…
Não há como comparar o resultado de um Preenchimento Definitivo de glúteo com outro, pois há diversos elementos envolvidos nisso.
Para você ter uma ideia, veja todos os fatores que podem diferenciar um(a) paciente do(a) outra em termos de individualização do planejamento para a Bioplastia de Glúteos:
- Biotipo corporal da pessoa (ecto, meso ou endomorfo)
- Formato prévio dos glúteos
- Presença de mais ou menos gordura localizada-lipodistrofia
- Possuir ou não depressão trocantérica
- Harmonização de acordo com o volume corporal global da(o) paciente
- Desejo individual como expectativa de resultado
- Resposta individual à produção de colágeno.
Desse modo, fica fácil perceber que a Bioplastia de Glúteos é única para cada indivíduo.
Ela transita entre ser democrática, afinal é para todos(as), independente de idade, porte físico ou realização de atividade física, mas também é personalizada, como um artesão que entalha cada escultura na madeira com primazia para gerar obras de arte únicas.
Ou seja, a Bioplastia de Glúteos se adapta sim para atender às necessidades individuais de cada paciente!
O que você não deve fazer ao decidir pela Bioplastia de glúteos
Conforme comentado, você precisa entender que os seus resultados não podem ser extrapolados para outras pessoas.
Guiar-se pelos resultados alheios é algo válido para ter uma ideia de aproximação, contudo, entender que você é singular vai te auxiliar, com a ajuda do profissional adequado, a extrair o melhor da Bioplastia de glúteos para o seu caso.
Portanto, sem comparações, foque mais nas adequações para o seu caso em específico, ao fazer isso, você estará colaborando tanto para a harmonia da sua estética corporal quanto para sua saúde mental.
Por fim, lembre-se: na dúvida, procure seu médico de confiança, ele te ajudará a encontrar o melhor caminho para suas necessidades!
Referências
BLANCO SOUZA, Túlio Armanini, Colomé, LM, Bender, EA et al.Recomendação do Consenso Brasileiro sobre o Uso do Preenchimento de Polimetilmetacrilato na Estética Facial e Corporal.Aesth Plast Surg42, 1244-1251 (2018). Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s00266-018-1167-1>. Acesso em: 05 jun, 2023.
NÁCUL, Dr. Almir. Bioplasty, the Interactive Plastic Surgery: How a physician must advise his patients. Editora Quintessence, 1 jan. 2018.