Telemedicina, você sabia que ela não é tão novidade assim?
Tem dúvidas e receios sobre a efetividade de uma teleconsulta?
Quer entender mais sobre as possibilidades dela, o que deve ser observado e como fica a relação médico-paciente?
Então acompanhe nosso texto, pois nele trouxemos os benefícios da telemedicina, as facilidades e restrições intrínsecas à modalidade.
Descubra também como a Clínica Prime faz da teleconsulta uma aliada no contato com pacientes no Brasil e no mundo.
Boa leitura!
DESCUBRA NA LEITURA DESSE TEXTO
- O que é a Telemedicina?
- Quais são os tipos de atendimentos possíveis via telemedicina?
- Cuidados relevantes na telemedicina
- Vantagens da Telemedicina
- A Telemedicina na Clínica Prime
O que é a Telemedicina?
Antes de tudo, é preciso dizer que a telemedicina, como muitas tecnologias emergentes, ainda não tem uma definição estabelecida universalmente.
Contudo, algumas definições podem ajudar a entender melhor o que seria esse termo que nem é tão novidade assim.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) a definição de Telemedicina é a seguinte:
“Telemedicina é a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância ou o tempo é um fator crítico … tais serviços são providos por profissionais da área de saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações …” (OMS, 1977).
Ou seja, ela é o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e promoção de saúde.
Tem por finalidade funcionar de forma complementar em situações nas quais o contato presencial estiver impedido.
Nessa mesma linha, para o Conselho Federal de Medicina (CFM) significa:
“Telemedicina é o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde.” (CFM, Resolução nº 1.643/2002).
Diante disso, como se pode observar, a telemedicina não é algo novo, mas que está se adaptando às mudanças rápidas exigidas pela vida agitada e conectada das pessoas.
Entretanto, é inegável que com a pandemia de COVID-19, o processo de integração e regulamentação dessa opção de relação médico-paciente foi acelerado e melhor aceito tanto entre os pacientes quanto entre a comunidade médico-científica.
E o que pode fazer a telemedicina? Conheça a seguir os tipos de atendimento que ela oferece.
Quais são os tipos possíveis de atendimento na telemedicina?
A telemedicina ainda gera certa confusão para alguns pacientes acostumados com a medicina de uma era não tão integrada à tecnologia.
Porém, com o avanço tecnológico e a queda de barreiras geográficas característicos da contemporaneidade, essa alternativa de atendimento está em franca ascensão.
Por outro lado, há que se observar algumas regras e restrições impostas a essa prática, pois já ressaltamos que é uma atividade complementar na assistência médica, não substituindo um exame físico presencial, por exemplo.
Entre os principais tipos de atendimentos disponíveis pela telemedicina estão:
Teleconsulta
É uma consulta médica remota, mediada por tecnologias, com médico e paciente localizados em diferentes espaços geográficos.
A implementação dessa ferramenta tem sido incentivada em diversos países, sob a alegação de seu potencial em superar distâncias, oferecendo cuidados em saúde em menor tempo, com redução de custos.
Teleorientação
Para que profissionais da medicina realizem à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes.
Telemonitoramento
Realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigilância à distância de parâmetros de saúde e/ou doença.
Teleinterconsulta
Para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.
Telediagnóstico
É o ato médico à distância, geográfica e/ou temporal, com a transmissão de gráficos, imagens e dados para emissão de laudo ou parecer médico.
No entanto, é obrigatório que independentemente do meio de atendimento escolhido haja a garantia da integridade, da segurança e do sigilo das informações, de acordo com os princípios éticos da medicina.
Afinal, todos os princípios, direitos e deveres descritos no Código de Ética Médica são também aplicáveis ao atendimento em telemedicina.
E é preciso se atentar para algumas especificidades desse tipo de atendimento, conforme abaixo exposto.
Nessa linha, são etapas que compõem, obrigatoriamente, a execução dos atos relacionados à telemedicina:
- (I) Informar ao paciente o formato do atendimento
- (II) Solicitar ao paciente que manifeste seu consentimento para a realização do atendimento através da plataforma utilizada durante a comunicação
- (III) Esclarecer os limites do atendimento à distância, sobretudo do ponto de vista técnico, de acordo com cada especialidade médica, informando que, em caso de urgência, o paciente deve procurar os serviços de saúde
- (IV) Registrar o atendimento em prontuário médico, com todos os seus documentos como resultados de exames realizados, solicitações e documentos emitidos.
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Cuidados relevantes na Telemedicina
Apesar de a internet fornecer maior liberdade espacial e temporal para as pessoas, não é uma “terra sem lei”.
No que diz respeito à telemedicina, o médico precisa ter alguns cuidados, dentre os quais:
– Artigo 62 do Código de Ética Médica: “É vedado ao médico prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente cessado o impedimento.”
– Artigo 102 do referido código: “É vedado ao médico revelar informações sobre os pacientes sem o consentimento dos mesmos, exceto em situações que possam se configurar como dever legal ou justa causa.”
No caso do artigo 102, há uma clara alusão ao sigilo entre médico e paciente, que deve ser preservado ainda que a relação estabelecida seja no meio virtual.
Outros embasamentos legais para a utilização da telemedicina no dia a dia do médico são a Lei nº 13.989/2020 que dispunha sobre o uso da Telemedicina durante a crise causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2) e hoje já expirada.
Foi uma lei importante, pois ampliou a possibilidade de atuação médica pelos meios digitais, fazendo frente às adequações tecnológicas que já se faziam necessárias na medicina.
Além disso, temos o Ofício CFM n° 1756/2020, por meio do qual o CFM reconheceu a possibilidade e eticidade da utilização da telemedicina de forma mais ampliada.
Nesse sentido, a regulamentação da telemedicina permite que o médica emita documentos como:
- Prescrição de medicamentos com receitas digitalizadas (renovações)
- Solicitação de exames
- Emissão de atestado médico
Lembrando que todo atendimento médico via telemedicina, por regra, deve ser registrada em prontuário médico, um documento do paciente.
Com a regulamentação vigente, a telemedicina torna-se um complemento ao Ato Médico e responde a todas as normativas regulatórias do Conselho Federal de Medicina e Conselhos Regionais.
Vantagens da Telemedicina
A grande vantagem da telemedicina é, sem dúvida, o fato de que esta tecnologia transforma radicalmente a relação médico paciente ao eliminar o fator distância.
É importante salientar que o contato presencial médico-paciente é de extrema relevância e não deverá desaparecer, afinal a telemedicina é um complemento e não se exaure em si mesma.
Contudo, em casos selecionados, ela pode facilitar e reduzir os custos e distâncias necessários para acesso a consultas e acompanhamentos médicos, democratizando de certa forma o cuidado médico.
Outros benefícios da teleconsulta são contribuir para a continuidade do cuidado, a autonomia do paciente e economia de recursos.
Por outro lado, algumas limitações da teleconsulta incluem a incapacidade de realizar o exame físico, e por essa razão pode não ser recomendada para a primeira consulta em alguns casos.
A Telemedicina na Clínica Prime
Conceituada a telemedicina e levantados alguns aspectos legais e operacionais sobre ela, agora vamos para a prática.
Explicaremos como utilizamos a tecnologia para facilitar e aproximar o relacionamento com nossos pacientes.
Antes de mais nada, acreditamos no poder transformador dessa ferramenta que é a telemedicina, materializada nas próprias palavras do Dr Túlio:
“A telemedicina é um avanço que chegou muito antes da pandemia, foi reforçado no cenário pandêmico e veio para ficar. Na estética ela permite um enorme conforto e economia aos pacientes sem a perda de qualidade. Muitas etapas podem ser vencidas dessa forma. Mas destaco aqui que é fundamental a avaliação presencial e a definição de detalhes que só o contato direto pode trazer.” –Dr. Túlio Souza
Na Clínica Prime, nossos pacientes tem a possibilidade de fazer a primeira consulta de forma totalmente online, esclarecer as principais dúvidas diretamente com o Dr Túlio, fazer uma pré-análise do caso e estimar o valor do procedimento.
Contamos com uma equipe de apoio que fará contato antes, durante e após o procedimento, sempre com agilidade, destreza, carinho e competência.
Com a Telemedicina Prime você poderá:
- Sanar suas dúvidas sobre PMMA e Preenchimento Definitivo
- Fazer uma pré-avaliação do caso
- Estimar o valor aproximado do procedimento
- Receber todo o suporte de excelente qualidade que a Clínica Prime fornece
- Agendar o Hospital onde será feita a sedação para maior conforto do paciente
- Deixar todas as questões burocráticas resolvidas
- Solicitar até mesmo amparo emocional caso seja necessário, sempre pautados pela ética e comprometimento de nossa equipe.
Com isso, você poderá se dirigir presencialmente e com toda a tranquilidade para a Clínica apenas no dia do procedimento agendado.
Isso é possível, pois o time do Dr Túlio está habilitado para fornecer o suporte às dúvidas, orientação e condução do seu caso individual, seja onde você estiver.
Uma vez realizada a teleconsulta, o acompanhamento, agendamento e vinda para a realização do procedimento, ao chegar na Clínica você passará por uma consulta presencial, afinal a telemedicina não abona o médico de um exame físico minucioso.
A partir desse encontro presencial no dia do preenchimento, será definido se a quantidade de preenchedor acordada à distância precisará ser alterada, além de reforçar a relação médico-paciente.
O objetivo é que você possa vencer o máximo possível de etapas no conforto de sua casa e venha apenas no dia do procedimento agendado.
E isso tudo referenciado por um acompanhamento de qualidade, com segurança e confiança.
Referências
CATAPAN, S. DE C. CALVO, M. C. M. Teleconsulta: uma Revisão Integrativa da Interação Médico-Paciente Mediada pela Tecnologia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 1, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/kgh8jpmcFWnTCxfFv6P9RTj/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 22 mar. 2023.
Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal Manual De Orientação sobre telemedicina brasília -DF 2020. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://crmdf.org.br/wp-content/uploads/2021/05/cartilha_telemedicina_crm-df_covid_19.pdf>.Acesso em: 22 mar. 2023.
Governo da Republica Federativa do Brasil, LEI Nº 13.989, DE 15 DE ABRIL DE 2020, DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 16/04/2020 | Edição: 73 | Seção: 1 | Página: 1 Órgão: Atos do Poder Legislativo, disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/Lei/L13989.html>. Acesso em: 22 mar. 2023.
Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro Portaria nº 467, de 20 de março de 2020, disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20467-20-ms.html>. Acesso em: 22 mar. 2023.
REZENDE et al. Ética e telessaúde: reflexões para uma prática segura. Rev Panam Salud Publica vol.28 n.1 Washington Jul. 2010